A primeira edição do Stock-Off Online Baião, promovida pela Associação Empresarial de Baião (AEBaião) com o apoio do Município de Baião, cumpriu o objetivo a que se propôs: ajudar os associados a escoar produtos através do recurso às novas tecnologias, face ao contexto imposto pela pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19). Em média, 20% dos produtos colocados em álbum foram vendidos.
O conceito Stock-Off já era bem conhecido da comunidade, tendo em conta as 13 edições realizadas anteriormente de forma presencial, numa tenda montada para o efeito. O novo molde, com as compras a serem efetuadas através da plataforma Compre em Baião, contou com a adesão de 18 lojas/empresas do concelho e a experiência positiva abre caminho a novas edições no futuro.
“Houve uma necessidade de reinventar o Stock-Off e o balanço é positivo. Em média, 20% dos produtos colocados em álbum foram vendidos e alguns comerciantes alcançaram percentagens superiores. São produtos que, caso não fizéssemos o Stock-Off, iam continuar em loja”, realça Maria Miguel, presidente da AEBaião.
Segundo a dirigente associativa, os comerciantes “mostraram-se agradados com a iniciativa e mostraram interesse em participar novamente”, caso este molde se repita. Um cenário muito provável de acontecer.
“Não sabemos quanto mais tempo vamos ter este “novo normal” e, além disso, fazer o evento online é logisticamente mais simples. Esta pode sim vir ser uma aposta recorrente da AEBaião”, afirma.
O 1º Stock-Off Online decorreu de 22 a 29 de agosto, através da plataforma Compre em Baião, com o objetivo de apoiar os comerciantes num momento especialmente sensível, tendo em conta os efeitos que a pandemia provocou na economia.