Os alunos participantes no Concurso “Shark Tank Júnior Cenfim”, do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, tiveram a oportunidade de apresentar, hoje, os seus projetos.
Esta iniciativa, promovida pela AEB, está integrada no projeto “Economia Ativa no Douro Verde”, apoiado ao abrigo do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do Norte 2020 – Promoção do Espírito Empresarial em Territórios de Baixa Densidade.
O “Shark Tank Júnior Cenfim“ foi aberto a todos os alunos do Ensino Profissional do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e contou com a participação de quatro grupos. As ideias foram apresentadas a um júri composto por José Silveira, Diretor do Cenfim do Núcleo de Amarante; e por Paula Belo e Helder Pereira, em representação da AEB. No final o júri premiou as melhores ideias de negócio.
Foram critérios de avaliação e valorização dos projetos: a inovação, criatividade e originalidade da ideia de negócio; a viabilidade da ideia de negócio; a estruturação do plano de negócios; o trabalho de campo (recolha e pesquisa) e o empenho dos participantes; o manuseamento de fontes de informação, bem como realização de maquetes ou protótipos e a responsabilidade social. No que que diz respeito a este último tópico, destaca-se que a preocupação ambiental e a sensibilização dos alunos a este tema foi bastante notória na maioria das apresentações.
Deste concurso resultaram boas ideias de negócio e, por isso, os nossos participantes estão todos de parabéns. Muito obrigado ao Cenfim de Amarante por toda a disponibilidade e colaboração nesta iniciativa!